Selecionamos as principais dúvidas sobre reabilitação ortopédica.

Dúvidas frequentes

Hérnia de disco, o que é?

Essa doença é a que mais costuma provocar dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Contudo, na maioria dos casos os sintomas melhoram naturalmente com três meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos.

Como funciona a prótese de quadril?

Essa intervenção cirúrgica tem como objetivo substituir uma articulação que esteja danificada ou fraturada, por uma prótese com o formato o mais próximo possível da anatomia original das estruturas ósseas. Ainda que seja considerada uma cirurgia segura, com taxas de complicação relativamente baixas, é bastante recomendável que o paciente comece seu programa de reabilitação com a equipe de fisioterapia logo após a cirurgia.

O que são tendinopatias

Tendinopatias são todas as lesões que ocorrem nos tendões. Normalmente, ocorrem por conta da sobrecarga ou esforços repetitivos, gerando dor e inflamações. Os tendões são estruturas que unem os músculos aos ossos, possibilitando o movimento. Sendo assim, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite.

Artrose, o que é?

A artrose ocorre quando há degeneração ou desgaste da articulação, o que provoca sintomas como inchaço, dor e rigidez nas juntas e dificuldade para realizar movimentos. Essa lesão ocorre por conta do desgaste natural das articulações devido à idade ou ainda consequência da realização de movimentos repetitivos, traumatismos e patologias pré-existentes.

O que seria neuromodulação?

Podemos entender a neuromodulação como a capacidade do sistema nervoso de se modificar em resposta a estímulos externos. Refere-se à estimulação elétrica, magnética ou administração de medicações aplicadas diretamente em estruturas do sistema nervoso com objetivo terapêutico, muitas vezes utilizadas para tratar dores crônicas.

Ombro doloroso, congelado, por quê?

Um ombro congelado é um ombro rígido e doloroso. Essa rigidez varia bastante, alguns ombros ficam bastante travados, já outros perdem parcialmente a movimentação. Por causa da inflamação, as tentativas de mover a articulação podem causar dor intensa. A maioria das pessoas que desenvolve ombro congelado tem mais de 40 anos, sendo essa idade também o momento em que começamos a ver o aparecimento de doenças crônicas associadas à inflamação.